• banner bolsa de estudo
  • banner aprovação medicina
  • banner aprovados

Bixo Aprovado

  • Compartilhar
  • Oficina do Estudante no Facebook
  • Oficina do Estudante no Twitter
  • Imprimir Imprimir

MARIANA ALVIM ELIASQUEVITCH MANTOVANI | UNICAMP, USP E UNESP


“Desde sempre me interessei por política, na intenção de melhorar o mundo que vivemos. Cresci cercada de amor ao próximo, solidariedade e política, o que aumentou cada vez mais meu interesse nessa área de Administração Pública.”

Essa frase é de Mariana Alvim Eliasquevitch Mantovani, nossa aluna do pré-vestibular, que passou em três universidades públicas: Administração Pública na Unicamp e na Unesp e Gestão de Políticas Públicas na USP.


A aluna de 19 anos escolheu estudar na Unicamp por conta dos pais, que estudaram lá e, devido a esse fato, ela cresceu frequentando o campus da universidade e teve o sonho de estudar lá. Mari, muito sucesso nessa nova etapa e na realização do seu sonho!

Oficina: Você fez um ano de cursinho seguido do Ensino Médio? O que motivou você a fazer curso pré-vestibular?

Aluno: Sim, terminei o terceiro ano e comecei o cursinho. No meu primeiro vestibular em 2022, enquanto estava no terceiro ano, fiquei na lista de espera em Economia na Unesp. Então resolvi fazer cursinho em 2023 porque sabia que estava bem próxima da minha aprovação em uma universidade pública. Também me sentia muito incerta em relação ao curso, Economia.

Oficina: Qual foi a sua sensação ao ver seu nome na lista de aprovados em primeira chamada?

Aluno: Os primeiros resultados que saíram foram USP e Unicamp, acessei o site e vi que tinha sido aprovada na Unicamp, minha faculdade dos sonhos. No momento me emocionei de felicidade, assim como todos que estavam comigo nesse momento. Desde criança sonhava com essa aprovação na Unicamp, então foram os sentimentos de felicidade e conquista mais genuínos do mundo! Nas próximas aprovações, Unesp e Usp, fiquei muito emocionada e eufórica com todas essas aprovações e sentimento de missão cumprida.

Oficina: Conte sobre a sua rotina e como foi o seu ano de estudos.

Aluno: Realmente a constância nos estudos é um dos principais elementos para a aprovação. Por isso, participava de todas as aulas pela manhã das 07h às 13h30. Até às 18h, optava por ficar na Oficina para estudar nas salas de estudos e tirar dúvidas com os plantonistas. Aos sábados assistia às aulas de manhã e à tarde fazia os simulados oferecidos pelo cursinho.

Oficina: Como os professores da Oficina ajudaram você a conquistar a vaga? Tem algum professor que você queira destacar na sua jornada de Oficina? Se sim, conte quem é, o motivo ou algo que ele tenha falado e marcado você.

Aluno: Os professores da Oficina sempre foram muuito acolhedores, otimistas e inspiradores. Sempre com os melhores conselhos e claro, sempre dispostos a nos ajudar desde matérias de vestibular até dificuldades pessoais.

Gusta, de Biologia; Marquinhos, de História; e Maluf, de Literatura, foram excepcionais nesse processo, todos muito carinhosos e motivaram muuuito os alunos. O Marquinhos sempre nos motivava ao falar que o vestibular só acaba quando todos terminam e que cada um luta e conquista o que é seu. O Maluf sempre supersolícito e disposto a nos ajudar, e nunca vou esquecer que durante a segunda fase, todos muito cansados, ele fazia de tudo para nos animar e falava as melhores frases superinspiradoras. E o Gusta que, na primeira aula, disse que estava muito feliz que estávamos ali e decidimos escolher pelo cursinho e pela universidade pública.

Oficina: Qual dica / quais dicas você pode dar para quem tem o objetivo de passar numa universidade pública?

Aluno: Seu momento vai chegar e vai ser único e mega especial. Tudo vale a pena pelos seus sonhos e valorize todo o seu processo! Cada um tem o seu caminho, os seus objetivos e o seu tempo! Estude muuito, mas também se respeite e faça amizades (normalmente é muito bom compartilhar momentos nessa fase de cursinho). Ah, e faça as provas de vestibulares antigas, elas ajudam muuuito!